quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A história da árvore Argan

A árvore Argan (Argania Spinosa) é uma árvore indígena do sul de Marrocos, crescendo na região que vai de Safi no norte até à ponta do Sara, no sul.
A zona principal estende-se do sudeste Essaouira até à planície de Souss. A floresta de argans cobre cerca de 800,000 hectares e contém mais de 2 milhões de árvores. Frequentemente também é encontrada nas montanhas. Está perfeitamente em casa, com a sua magnífica paisagem envolvente seca e pobre.

A árvore é um membro da família Sapotoaceae, que inclui a árvore da manteiga de Karité, e é particularmente resistente às condições secas e áridas desta região. Tolera temperaturas dos 3 aos 50ºC e cresce em latitudes até aos 1500m quando viradas a sul.
As suas raízes estendem-se sobre uma larga área e são muito profundas, conseguindo procurar água a mais de 30m debaixo do solo, o que lhe dá grandes hipóteses de sobrevivência em períodos de seca, que podem ir de meses a um ano.

A árvore pode chegar a ter ente 8 a 10m de altura e a sua forma é semelhante a uma oliveira. A sua vida é longa e não é incomum chegar aos 150 ou 200 anos. Algumas árvores com 250 anos têm sido recordadas.

As suas folhas são pequenas, verdes escuras e crescem em ramos espinhosos no seu final. São geralmente perenes, mas podem perder as folhas num período persistente de seca. A árvore dá um fruto pequeno, oval e amarelo esverdeado que se torna castanho quando maduro. O fruto contém uma concha muito dura na qual se encontram no interior de um a três núcleos como amêndoas. O período de amadurecimento é bastante longo e dura 2 anos. O tronco tem uma casca espectacular, referida como pele de cobra por ser muito áspera à superfície.


Um comentário:

Flavio Johnathan De Souza disse...

é possivel encontrar esta arvore aki no brasil?