terça-feira, 17 de novembro de 2009

Blecaute deixa Brasil às escuras


Um apagão deixou boa parte do Brasil sem energia elétrica na última terça-feira. Pelo menos 865 municípios do país ficaram ás escuras. As causas do blecaute nacional até agora não foram descobertas. A desentendimento entre governo e o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE), mostra a fragilidade do sistema de energia do país.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a causa, com toda certeza, foi o mau tempo na região de uma das linhas de transmissão da Usina de Furnas, na divisa dos estados de São Paulo e Paraná. Itaipu também apóia essa tese e afirma que o problema não foi na usina, e sim nas torres de transmissão de Furnas. Já o INPE questiona a declaração do governo. A instituto alega que na hora do blecaute, nenhuma tempestade atingiu as linhas ou torres de transmissão de energia do país.

Enquanto a discussão e as buscas pelas causas do blecaute continuam, a contabilidade dos prejuízos também. Metalúrgicas, siderúrgicas, companhias da cadeia petroquímica, fabricantes de cerâmica e vidro estão entre as principais empresas afetadas pela queda do fornecimento de energia ocorrido ontem. O apagão durou até seis horas, dependendo da localização da empresa.
Foram afetadas principalmente as companhias em que o ciclo de produção é contínuo, como no caso da Suzano Papel e Celulose. De acordo com o presidente da companhia, Antonio Maciel Neto, o complexo instalado no município de Suzano (SP) teve a energia retomada apenas às 3 horas de hoje. "Quando ocorre uma queda brusca de energia é uma situação muito complicada", afirmou. As perdas da empresa ainda não foram dimensionadas. E a procura pelos Procons quase que triplicou. Só em São Paulo, capital, mais de 300 consultas relacionadas ao blecaute foram feitas em um só dia. Agora resta descobrir quem arca com os prejuízos.

Nenhum comentário: