quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama is ON


O voto jovem foi, sem dúvidas, o ponto decisivo para a vitória de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos da América. E o que o fez chegar até eles? A internet, com toda certeza. Obama quer mudança, os jovens querem mudança, são liberais como Obama. Essa aproximação entre ambos foi facilitada pelos avanços tecnológicos.

Normalmente, os jovens se identificam com os Democratas, mas essa campanha ficou para a história. Modelo para outros políticos, a campanha de Obama é estudada e futuramente, será aplicada em demais países. O que Mac Cain não soube utilizar, Barack Obama colocou sua experiência no trabalho comunitário, aliado à internet, e conquistou o voto da juventude americana.

Ganhou só por isso? Não, mas os resultados dessa atitude foi significativa. Os jovens são os que mais acessam a internet nos Estados Unidos. Receber as propostas de um candidato pelo celular não é comum. Essa interatividade entre candidato e eleitor foi fundamental para a vitória do 44º presidente dos E.U.A.

Nenhum comentário: